20/06/2016
A ferragem estrutural e o concreto usinado vão dando forma ao último viaduto em construção na BR-101 Sul. Os trabalhos realizados pelo Dnit nas últimas semanas transformaram o canteiro de obras e já é possível vislumbrar como será a nova passagem.
Em construção no km 339 da BR-101 Sul, a travessia será usada para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Cruzeiro, e para retorno de sentido do tráfego na rodovia federal.
Na passagem, as paredes laterais que vão segurar o aterro das cabeceiras estão finalizadas e a pista elevada recebe os últimos trabalhos para instalação da ferragem que faz a estrutura. Na base, o sistema de drenagem está pronto, assim como as sapatas e pilares.
As contenções de talude, na parte externa do viaduto, seguem em construção. Quando for concretada toda a plataforma elevada, será a hora de unir as pistas à estrutura, fechando o aterro nas cabeceiras. Ainda serão construídas as proteções laterais e de eixo central – conhecidas como guarda-rodas –, aplicado o asfalto e instalada a sinalização rodoviária.
Quando finalizado, o viaduto do km 339 terá 16 metros de largura sobre a pista, 14 metros de largura no vão inferior, 4,6 metros de altura no centro, duas calçadas para pedestres com dois metros de largura e duas faixas de rolagem com cinco metros cada.
A construção do viaduto foi iniciada em 7 de março, quando o talude começou a ser escavado, abrindo frente para a construção da estrutura, fazendo parte do lote de obras complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense. Os trabalhos no viaduto vão continuar nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável.
Faixa
O Dnit vai abrir uma faixa adicional à pista que corta o Morro do Formigão, na BR-101 Sul. Assim, criam-se três espaços para trânsito, sendo destinado ao tráfego de veículos de grande porte e pesados, facilitando a vazão de fluxo nas outras duas faixas de rolagem.
A faixa adicional será usada pelo tráfego de sentido Sul-Norte no espaço entre o viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro até a alça de acesso à SC-390, já no final do morro. A plataforma será utilizada com a liberação das obras de artes especiais em construção nesse segmento da BR-101 – o viaduto e a ponte sobre o rio Tubarão (km 337). A faixa adicional já tem sinalização rodoviária vertical e horizontal instaladas. Por enquanto, o fluxo de veículos segue apenas sobre duas faixas, com estreitamento próximo ao km 337,4.
O Dnit/SC fez a recuperação do pavimento asfáltico no túnel do Morro do Formigão pelo antigo traçado de pista no final do mês de maio. As camadas superiores, desgastadas pelo tempo de operação da plataforma, foram retiradas, e no lugar delas novas camadas, maiores e mais resistentes, foram instaladas. Este era o último trecho pertencente ao traçado antigo da BR-101 Sul que ainda não havia sido adequado.
Fonte: Diário do Sul - Foto: DNIT